Adriana Góes Soligo

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Trombofilia
E-mail Imprimir PDF



O que é trombofilia?

As trombofilias são doenças que causam aumento da coagulação sanguínea, com conseqüente aumento do risco de obstrução dos vasos sanguíneos. Esta obstrução é denominada trombose.


Se eu tiver trombose, o que posso sentir?

A trombose pode ocorrer em qualquer vaso sanguíneo, ou seja, vasos do coração levando a um infarto, vasos do cérebro, podendo levar a um derrame. Contudo, o mais comum é obstrução de vasos dos membros inferiores, nas pernas, que pode levar a dor e inchaço na perna acometida.

vaso-com-trombo
Tenho trombofilia, Isto dificulta engravidar ?

A trombose no local de implantação do embrião no útero pode atrapalhar a fixação do embrião, levando a não ocorrência de gravidez após a transferência de embriões de boa qualidade em tratamentos de reprodução assistida. Pode ocorrer ainda uma implantação comprometida, que pode resultar em abortamento precoce.

 

Tenho trombofilia e estou grávida. Posso ter algum problema?

As mulheres portadoras de trombofilia têm uma chance aumentada para apresentar algumas complicações na gravidez como hipertensão, restrição de crescimento intra-uterino (RCIU) e perda fetal recorrente (PFR). Mas se você fizer um adequado acompanhamento com médico especializado, terá uma gravidez saudável. Não se desepere!


Como se adquire trombofilia?

As trombofilias podem ser tanto adquiridas ao longo da vida ou herdadas, ou seja, ser uma herança genética familiar.
As trombofilias adquiridas que estão mais relacionadas com a ocorrência de trombose são:

icone01O anticorpo anticardiolipina

icone01O anticoagulante lúpico.

As trombofilias hereditárias são :

icone01Deficiência de proteína C

icone01Deficiência de proteína S

icone01Deficiência de antitrombina

icone01Presença do Fator V de Leiden

icone01Presença de uma mutação no alelo G20210A do gene da protrombina

icone01Presença de uma mutação no gene da enzima metileno tetrahidrofolato redutase (MTHFR).

 

Como é feito o exame para saber se tem trombofilia?

Para verificar se uma pessoa tem trombofilia é preciso realizar exame de sangue com pesquisa dos fatores acima mencionados.


Esta doença tem tratamento?

Sim e um tratamento eficaz que permite que as portadoras com acompanhamento médico adequado tenham uma gestação de sucesso.

 

comentários  

 
0 #16 TrombofiliaPriscila 22-04-2014 14:14
Dra...li sua matéria e fiquei bem esperançosa. Eu perdi dois bebês o primeiro com 28-4 semanas e o segundo com 28-6 semanas. As perdas foram por trombofilia e fiz duas induções de parto, sendo os dois partos normais. Sempre tive o sonho de ser mãe e embora tenha abandonado esse sonho de gerar um filho, pelo problema apresentado, fiquei bastante esperançosa e tentada a buscar novamente a maternidade. Meu sangue é O- e do meu marido é A+, e moro em Vila Velha/ES e gostaria de ter um norte e saber qual especialista procurar para ter uma gestação de sucesso tendo tido essas duas perdas.
Citar
 
 
+2 #15 tenho a mutação heterozigoto c677Tlais 11-12-2013 18:06
Tenho essa mutação heterozigoto c677T ..so agora decobri , e játive 2abortos..posso engravidar novamente essa mmutação pode prejudicar? ? Estou tomando ácido folico vitamina C e E..qual o tratamento melhor pra esse caso?

Dra Adriana: Bom dia!
Existem causas diversas para abortos. Portanto, será necessário realizar uma avaliação médica, analisar todos os exames já realizados para, posteriormente, indicarmos o tratamento mais indicado para seu caso.
Atendemos na cidade de São Paulo.
O agendamento de consultas em nossa clínica é feito por telefone (11- 38467335/38462409) no período de 10 as 18h, de segunda a sexta- feira.
Citar
 
 
-1 #14 Trombofilia hereditáriacamilla 02-10-2013 21:54
Boa noite,
Minha irma aos 24 anos apresentou trombose do seio sagital. Logo depois foi detectado mutação do gente da protrombina heterozigotica. Estou super preocupada e irei fazer meus exames também pois pretendo engravidar. Obrigatoriament e irmãos tem que ter a doença caso um deles apresente essa mutação? Quais as chances de eu também ser portadora? Estou desesperada!

Dra Adriana: A mutação da protrombina é uma trombofilia é hereditária, mas isto não significa que todos os familiares sejam portadores.
Se presente, a mutação da protrombina aumenta o risco de trombose. Contudo, ser portador não significa que a pessoa vai ter trombose.
A ocorrência de trombose depende de outros fatores de risco como o excesso de peso, hábito de fumar, uso de hormônios, não praticar atividade física.
Atendemos na cidade de São Paulo.
O agendamento de consultas em nossa clínica é feito por telefone (11- 38467335/38462409) no período de 10 as 18h, de segunda a sexta- feira.
Citar
 
 
0 #13 TROMBOFILIAKatherine 16-09-2013 13:57
Boa Tarde Dr. Adriana. Uma colega minha tem problemas com a coagulação do sangue, e não consegue segurar gravidez. Ela tem 32 anos. Já teve dois abortos espontâneos, daí ela esta se tratando pra descobrir qual a doença que ela possui no sangue, talvez seja isso TROMBOFILIA. Caso seja Trombofilia, quais as chances dela ter uma gravidez com sucesso?
Obrigada pela atenção.

Dra Adriana; Há várias causas para a ocorrência de perdas gestacionais. Dentre os fatores que causam o aborto, devem ser considerados:
• Doenças infecciosas;
• Doenças que diminuem a irrigação de sangue no local em que o embrião se implanta (trombofilias);
• Doenças metabólicas, por exemplo diabetes;
• Causas imunológicas;
• Alterações da forma do útero, por exemplo, útero bicorno;
• Alterações da qualidade dos espermatozóides do parceiro.
• Uso de medicações diversas
Enfim, há vários exames que devem ser solicitados para investigar o motivo para abortos repetidos. Será necessário agendar uma avaliação médica em consulta para analisar o seu caso de forma criteriosa e indicar o tratamento mais adequado para você engravidar e ter um bebê saudável.
Os tratamentos hoje disponíveis são eficientes e permitem uma gravidez saudável. Somos especializados nesta área e temos ótimos resultados com o tratamento adequado em nossas pacientes.
Atendemos exclusivamente na cidade de São Paulo. O agendamento de consulta é realizado por telefone (11- 38462409/ 38467335) de segunda a sexta no período de 10 às 18h.
Citar
 
 
0 #12 Trombofilia e examesFabiana Andreia 13-08-2013 16:02
Tive 2 abortos este ano e foi levantada a hipótese de trombofilia? Quanto tempo após o aborto devo começar a fazer os exames?

Dra Adriana: Os exames devem ser feitos 40 dias após o aborto.
Citar
 
 
-1 #11 Trombofilia.Larissa 04-04-2013 12:13
Estou na 7 semana de gravidez, com 6 semanas foi descoberto um descolamento de 1,4 x 1,2 cm. Fiz repouso absoluto de uma semana e utrogestan duas vezes ao dia. Ontem reiz o exame e o descolamento continua, agora com 1,8 x 1,0 cm. Minha médica disse que não e normal nao absorver e que acha que é trombofilia. Ela quer que eu tome o medicamento a partir de hoje, mas o resultadodo exame só sai com 10 dias... devo tomar mesmo sem saber se é isso mesmo??? Me ajudem estou desesperada!!!! !!!!!!!!!!!!!!! !!

Dra Adriana:
Boa tarde!
Para orientarmos a conduta médica no seu caso, devemos realizar uma avaliação médica.
Vc deve agendar uma consulta em nossa clínica para ser devidamente examinada e trazer os exames para analisarmos com o devido rigor. Após esta avaliação, esclarecemos suas dúvidas e orientamos o tratamento mais indicado para o caso.
Atendemos exclusivamente na cidade de São Paulo.
O agendamento de consultas em nossa clínica é feito por telefone (11- 38467335/38462409) no período de 10 as 18h, de segunda a sexta- feira.
Citar
 
 
0 #10 Tenho a mutação no gene da MTHFR (heterozigota para ambos). Vou obrigatoriamente ter problemas na gravidez?Larissa 27-09-2012 14:10
Sou heterozigota para o C677T e A1298C. Na época a homocisteína estava em 12,4.. Descobri agora que estou grávida pela primeira vez, de quase 5 semanas e vendo tantas histórias de abortos, fiquei pensando se terei problemas. Só porque tenho a mutação, não quer dizer que se manifestará, certo? Há algum jeito de descobrir isso? Um médico anterior me havia dito para tomar clexane 40mg como prevenção. O médico atual acha desnecessário.. como saber o que é certo? Não quero abortar, principalmente se for evitável..
Dra Adriana: Boa tarde! Existem fatores diversos associados com o risco de aborto e mais de uma tipo de mutação relacionada com trombofilia. Caso desejar o nosso parecer sobre o seu caso, sugiro que agende uma avaliação médica em nossa clínica. Desta forma, analisamos o seu caso com o devido rigor e orientamos o tratamento mais adequado.

O agendamento de consultas em nossa clínica é feito por telefone ( 011-38467335/38462409) de segunda a sexta das 10 as 18h.
Citar
 
 
+1 #9 TrombofiliaLudmila 02-08-2012 20:47
Olá, estou gravida e tive três sangramentos, fiz 4 ultrassons e exame de urina e não foi constatado nenhum problema, nem comigo, nem com meu bb, meu médico me receito bufferin cardio, tomei e o sangramento parou, após 10 dias tive mais dois e meu médico me receitou enoxaparina sodica, tem exatamente 5 dias que estou tomando as injeções e os sangramento não voltou, deverei toma-los ate o final da gravidez.Não fiz nenhum exame específico para saber. Será que tenho trombofilia?

Dra Adriana: Para verificarmos a possibilidade de trombofilia, devemos realizar uma avaliação médica. Após esta análise criteriosa, verificamos o tratamento mais adequado para o seu caso. Nesta ocasião, esclarecemos também suas dúvidas e cuidados durante a gestação.
O agendamento de consultas em nossa clínica é feito por telefone ( 011-38467335/38462409) de segunda a sexta das 10 as 18h.
Citar